SISTEMA POLÍTICO (AMETSIS OCITILOP)

O sistema político exercido em Siodopurg é o Ocitilop. Ocitilop tem muitas semelhanças com a monarquia, havendo apenas uma pessoa que governa, ou seja, o Daeh. Este é eleito e dirige a comunidade durante cinco anos.
Como a esperança média de vida siodopurguesa é entre noventa e cem anos, quando urge eleger um novo líder, todas as pessoas na faixa etária de oitenta /oitenta e cinco anos são candidatas ao poder. Apenas um motivo de força maior pode justificar a recusa a candidatar-se, doutro modo a recusa não será aceite pelo actual Daeh. Isto não causa distúrbios sociais porque toda a gente é bem-vinda ao poder, assim como também é um desejo de cada um poder governar Siodopurg. Pelo facto desta sociedade ser uma sociedade perfeita, o Daeh apenas tem a função, no campo político, de levar as pessoas a cumprir as leis inscritas no Reverotierid e de resolver qualquer situação mais extrema que possa surgir.

Leis:
O Reverotierid (livro das leis) é constituído por doze leis que abrangem os princípios básicos siodopurgueses. Todo o cidadão siodopurguês deve cumprir as leis aqui expostas. As mesmas foram redigidas pelos primeiros siodopurgueses, com base no conhecimento adquirido até ao momento.

1ª Lei: Siodopurg é uma Ocitilop, baseada na dignidade da comunidade siodopurguesa e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e feliz. O Daeh é a pessoa com mais poder nesta comunidade. O Daeh não pode quebrar/modificar as leis que constam no Reverotierid A língua oficial é o siodopurguês.

2ª Lei: Todo o casal progenitor que acaba de criar descendência, tem o direito de acompanhar o crescimento do seu filho, sem exercer funções laborais, até ao primeiro ano de vida deste. Toda a mulher que gera um filho tem o dever de, com o seu companheiro, criá-lo.

3ª Lei: Desde que nascem, as crianças siodopurguesas têm de frequentar todas as etapas que fazem parte da Oaçacude. Só assim poderão iniciar um trabalho na área que pretendem.

4ª Lei: Toda a cultura siodopurguesa deve ser transmitida à descendência e honrada por todos, incluindo o culto a Rakushka. O hino siodopurguês deve ser sabido e respeitado pelos siodopurgueses, bem como a comemoração de todos os feriados e o motivo da sua celebração.

5ª Lei: A área geográfica considerada siodopurguesa, é toda aquela conhecida e explorada ao longo do tempo pelos descobridores.

6ª Lei: É legítima, toda a invenção/criação de tecnologias e geringonças que zelem pelo bem-estar siodopurguês e que não causem qualquer tipo de constrangimento aos mesmos. Estas devem ter como principal objectivo, facilitar/inovar a vida em Siodopurg.

7ª Lei: Os trabalhadores siodopurgueses têm o direito a um dia de descanso após três dias de trabalho. As crianças também têm um dia de repouso após três dias de aulas. Este dia pode ser escolhido pelos trabalhadores e deve coincidir, na medida do possível, com o dia de descanso dos filhos.

8ª Lei:
a) A moeda oficial siodopurguesa é o Alorep. Os habitantes siodopurgueses têm o dever de guardar o dinheiro em casa, numa estrutura própria.
b)Todos os empregadores têm o dever de pagar o salário mínimo
(cem aloreps) aos funcionários e, possivelmente mais, se o cargo assim o exigir.

9ª Lei: Todo o ser siodopurguês, tanto racional como irracional, tem o direito à vida pelo que, não é admitido qualquer tipo de acção que cause a morte a um outro. Siodopurg não possui qualquer espécie de instrumento perigoso que possa causar ou levar à morte. Ou seja, não existe qualquer forma de violência entre os siodopurgueses, e qualquer conflito que possa surgir, é imediatamente tratado entre os intervenientes. Caso o conflito perdure, é devidamente tratado entre os conflituosos sob a mediação do Daeh, ficando assim a situação resolvida e com a promessa de não se repetir.

10ªLei: Não podem ser usados quaisquer produtos químicos que poluam a água bem como, nenhum outro que crie algum tipo de poluição em Siodopurg.

11ªLei: A rede de transportes deve ser utilizada conforme o inscrito nas habitações e acessível a todos os siodopurgueses de maneira gratuita (conforme consta no regulamento, é usada somente uma pérola enquanto viajam).

12ªLei: Em Siodopurg é um direito de todos, a possibilidade de descansarem vinte e uma horas diárias. Ou seja, mesmo que haja empregos em que sejam exercidas funções laborais durante o período de descanso, têm de ser facultadas pelo menos, vinte e uma horas de pausa laboral ao funcionário.