AMBIENTE (ETNEIBMA)

Clima:
Em Siodopurg o clima é favorável à vida dos seres siodopurgueses e dos outros organismos que partilham o mesmo espaço. A temperatura é um pouco mais alta relativamente à outrora existente na água do mar, e mais baixa quando comparada à temperatura que os humanos necessitavam para sobreviver.
Visto que viviam submersos, um dos fenómenos naturais que poderia eventualmente influenciar esta comunidade de forma negativa, era o facto das correntes marinhas serem bastante fortes. No entanto, devido às grandes mudanças ocorridas no planeta, as correntes marinhas tinham, pura e simplesmente, desaparecido.
Não há estações do ano, ao contrário de antigamente.

Ecologia:
Relativamente aos animais, todos os terrestres se extinguiram devido à temperatura elevada provocada pelos gases e ao degelo de todas as áreas congeladas. Quanto aos aquáticos, sobreviveram apenas os de água doce e uma pequena percentagem dos de água salgada (os que conseguiram adaptar-se).
Há dois tipos de peixes com funções importantes na comunidade: o peixe Zul com função de iluminar toda a área ocupada pelos siodopurgueses e o Rapmil cuja tarefa é a de limpar as águas do mar que a comunidade ocupa. Há outros peixes como piracanjuba, barbos e pardelhos que servem de alimento aos siodopurgueses, e entram nos pratos tradicionais da comunidade.
Em Siodopurg existe uma grande percentagem de ostras produtoras de pérolas que funcionam como moeda siodopurguesa.
No que diz respeito às plantas, as terrestres desapareceram pelos mesmos motivos que levaram à extinção dos animais. As aquáticas sobreviveram e reproduziram-se devido à grande área disponível que têm agora. Há uma planta com uma função fundamental em Siodopurg, que tem o nome de Etionaid. Esta tem como tarefa guiar os siodopurgueses durante a noite e o dia. Ou seja, nas vinte e uma horas que constituem o dia siodopurgueses, a planta mantém-se aberta enquanto que, nas vinte e uma horas nocturnas, ela fecha-se.
Há imensas plantas deste género por toda a comunidade siodopurguesa o que permite à população manter-se “a par do tempo”. A planta não funciona exactamente como um relógio ou outro instrumento do género. Nem é necessário que assim seja, dado que as pessoas habituaram-se ao tempo e a rotina já surge sem intenção.
Há mais três tipos de plantas com funções relevantes: as que servem para vestir a comunidade siodopurguesa, RITSEV – planta suave, com cores que variam entre os rosas, lilases e vermelhos e que entre as fissuras das rochas. ONRODA – planta que forma um tecido espesso, opaco. Varia entre o azul, laranja e verde, e cresce debaixo da areia. A sua colheita só é feita em Orienaj e Orbmezed. ARIG- tecido fino opaco, que existe em todas as cores e cresce por vários locais em Siodopurg.
Todas as algas são importantes tanto a nível da alimentação, como do vestuário.