EDUCAÇÃO (OAÇACUDE)

Em Siodopurg, a Oaçacude tem muito valor, pois todos os cidadãos gostam de estar instruídos.
Sendo assim, a educação dos citadinos começa com 1 ano de idade, em Laicini. Esta fase dura até aos cinco anos de idade e tem como principal objectivo incentivar as crianças a viver em comunidade, através de actividades e brincadeiras colectivas. Para além disso, durante esta faixa etária, têm que aprender o desporto oficial de Siodopurg.
Com o crescimento, as crianças evoluem, passando assim para a Setna Alocse, onde aprendem o alfabeto, os números, ou seja, os elementos básicos. Esta tem a duração de um ano e é vocacionada para crianças dos 6 aos 7 anos. Dos 7 aos 11 anos, é a vez da Alocse, onde é privilegiado o ensino da matemática, da história de Siodopurg e, claro, do Siodopurguês.
De seguida vem o Onisne B/S. É neste ciclo que os alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 16, desenvolvem competências em Matemática Avançada, A.R. (Antes de Rakushka), Desporto, Ciência e Área de Projecto. Depois de acabar o Onisne B/S, durante um ano, os alunos têm de frequentar o Oaçaraperp. Este tem como finalidade a realização de trabalho comunitário, por parte dos alunos, em vários locais. Este contacto com a realidade local permitir-lhes-á que, um ano mais tarde, possam escolher de modo mais seguro, a área onde se querem especializar. Para terminar o período da Oaçacude, os alunos têm que frequentar o Onisne Roirepus, especializando-se numa área.