CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (SAICNÊIC E SAIOLONCET)

Quanto ao transporte público, e único, há o edadicolev. Existem dois mil quinhentos e cinco, em Siodopurg construídos através de pasta de algas (areia, saliva de peixe e algas trituradas).
Quanto ao modo de funcionamento, é utilizada a água como combustível e para que o mesmo pare na paragem desejada o passageiro levanta somente o braço quando este se tiver a aproximar visto que é sensível ao movimento. Entrando no edadicolev o viajante coloca uma pérola laranja no seu lugar e este continua o seu caminho.
O edadicolev passa, aproximadamente, a quinze metros acima do nível médio do topo das casas. Para que as pessoas identifiquem que este está prestes a passar são lançadas, através da frente do edadicolev, bolhas entre tubos na frente deste que alcançam os cem metros de comprimento, aproximadamente.




Comprimento: 10 metros
Largura: 3 metros
Altura: 1 metro
Nº médio da capacidade de pessoas: 60 (Seis pessoas por fila)
*A pérola laranja utilizada no funcionamento do edadicolev é recebida aquando do nascimento de cada pessoa. Caso um siodopurguês a perca é-lhe fornecida uma outra por parte do Daeh.
Quanto às casas, estas são constituídas com pasta de algas. Relativamente ao sistema de renovação da água no interior destas habitações, esta é feita em todos os dias de descanso das famílias por parte dos peixes rapmil que entram pelo topo da casa que os residentes deixam aberta nesse dia.




Tal como a figura indica, a altura média das casas é de catorze metros e a estrutura é deste género, ainda que este seja somente um pequeno esboço em que não devemos ter em conta escalas.
A cozinha e o hall de entrada não têm medidas pois fica ao critério de cada família escolher que dimensão deve ter a cozinha conforme o número de elementos da família. Bem como o número de quartos de acordo com o número de filhos. No entanto, este é um esboço aproximado das casas mais frequentes em Siodopurg.
A iluminação das casas é feita pelos peixes zul, distribuídos pelas secções da casa. Cada quarto tem dois destes peixes, a sala, cerca de seis, e ao longo do corredor vertical que dá acesso aos quartos, existe um em cada porta do quarto.


Meios de comunicação:
Como esta é uma sociedade perfeita, as pessoas sempre que querem comunicar, encontram-se com as outras normalmente em casa ou num sitio público quando combinado. Por conseguinte, existe um número de peixes que ajuda, de forma gratuita, a comunicação das pessoas através de pequenos recados.