Problemas:

Como funciona a circulação sanguínea no peixe?
Como funcionam os rins nos peixes?
Como é constituído o líquido preto que os polvos lançam para se defenderem?
Como se chamam os peixes que limpam os aquários?
Que plantas de água doce existem?
Existem animais aquáticos com sangue azul?

Proposta de resolução:

No peixe, o sistema circulatório é do tipo fechado e simples. O sangue sai do coração, circula pelas brânquias (onde o sangue é oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o coração no final do ciclo. Portanto, o coração do peixe é uma única bomba (composta de duas câmaras).O coração tem duas cavidades, uma aurícula e um ventrículo. O sangue venoso do corpo penetra na aurícula pelo seio venoso e sai do ventrículo pelo cone arterial, a aorta branquial dilata-se, seguindo depois, o sangue, para as brânquias, onde é oxigenado. Passa para a aorta dorsal, que se ramifica pelo corpo, regressando posteriormente ao coração. Assim, neste caso apenas circula sangue venoso no coração, por onde passa uma única vez – circulação simples. O sangue passa por duas redes de capilares (branquial e dos órgãos), pelo que o sangue arterial que sai das brânquias circula lentamente e com baixa pressão.

Os seres de água doce apresentam uma salinidade inferior à concentração de sais no meio interno dos animais. Nesses meios hipotónicos, os animais tendem a absorver água por osmose através da boca e a perder sai por difusão. Isto faz com que haja uma eliminação do excesso de água no corpo, e uma absorção de sais do meio. Isto acontece porque os rins produzem grandes quantidades de urina, com glómeros bem desenvolvidos. A produção de urina é diluída (hipotónica), porque há uma maior excreção de água e reabsorção de sais pelos rins. Também existe captação de sais pelas brânquias da boca não havendo ingestão de água.

Uma Glândula de tinta é um órgão presente no polvos que é responsável pela produção e armazenagem de um fluído de coloração escura (tinta) - sépia. Quando esses animais a utilizam, uma nuvem de tinta é liberada na água, por meio de um ducto ligado ao ânus e conectado e aberto na base do sifão, servindo como uma manobra para confundir um eventual predador.

O limpa-vidro ou limpa-fundos é um peixe muito pacífico. Não incomoda nenhum peixe e nenhum peixe o incomoda. É de grande utilidade para limpar o lodo das algas.

Existem várias plantas de água doce conhecidas como o agrião, o nenúfer e o bambú, que tanto vive na água como na terra. Estas plantas mantêm as folhas á superficie, mas existem outras que vivem totalmente debaixo de água, como a acetabularia, a clorela, a spirulina,…

Conhecemos muitos animais aquáticos com sangue azul. Temos exemplos mais conhecidos como o polvo e a lula. Estes têm no sangue hemocianina que é uma proteína presente em muitos artrópodes e moluscos que serve para as trocas gasosas na respiração. O "sangue" com esta substância é normalmente designado hemolinfa. Uma das diferenças da hemoglobina dos vertebrados para a hemocianina é o facto de esta ter um pigmento azulado, pois em vez de ferro, possui cobre em princípio activo.